Turboélices Embraer Super Tucano no padrão OTAN serão montados em Portugal

Imagem: Embraer

Brasil e Portugal anunciarão amanhã oficialmente a parceria para construção de caças turboélice Embraer A-29 Super Tucano na Europa. A informação já tinha sido adianta pelo Ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, e pelo primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa, citando a produção do A-29N.

A mais nova versão do Super Tucano, que leva a letra “N” em alusão à sigla NATO, da Organização do Tratado do Atlântico Norte, terá todos os equipamentos necessários para fazer comunicação e transferência segura de dados com equipamentos hoje operados pelos países da aliança militar.

Os detalhes específicos do A-29N não foram revelados ainda, mas é esperado que a aeronave tenha capacidade de “conversar” com o irmão maior o cargueiro militar KC-390, além de caças como F-16, F-15, Gripen e Rafale.

Atualmente, o Super Tucano já é fabricado em solo da OTAN, mais precisamente em Jacksonville, na Flórida, em parceria com a Sierra Nevada. Porém, esta aeronave sai em kits de Gavião Peixoto no interior do Brasil, para ser montada parcialmente nos EUA, sendo assim um produto americano no final.

“O A-29 Super Tucano passará a ser adaptado para os padrões da Otan e Portugal passará a acolher todo o processo de formação de pilotos na Europa e na África para este caça brasileiro”, afirmou António Costa à CNN Brasil.

Não está claro ainda como será o processo de montagem do A-29N em Portugal, que acontecerá em parceria com a OGMA, pertencente ao grupo da Embraer. O anúncio oficial será feito nesta segunda-feira por Lula e António Costa em Lisboa, na sede da OGMA.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.