Turkish Airlines suspende operação de mais de 40 A321neo devido a problemas com motores Pratt & Whitney

Airbus A321neo da TUrkish Airlines – Imagem: Depositphotos

A Turkish Airlines irá paralisar mais de 40 aeronaves Airbus A321neo devido a problemas com motores Pratt & Whitney. Esta considerável redução da frota da companhia aérea turca foi agendada em conjunto com o fabricante de motores e anunciada durante a apresentação dos resultados do primeiro trimestre, informou o Aviacionline.

A Pratt & Whitney anunciou em 2023 que aposentaria centenas de motores GTF, que equipam as famílias de aeronaves Airbus A320neo, A220 e Embraer E-jet-E2.

A decisão foi tomada após a Pratt & Whitney detectar a presença de componentes suscetíveis a falhas prematuras devido a defeitos resultantes do processo de fabricação. Esta medida afetará cerca de 350 aeronaves, que ficarão paradas entre 2024 e 2026.

Atualmente, a Turkish Airlines possui 44 Airbus A321neo, dos quais 20 já estão armazenados. Essas aeronaves estão sendo inspecionadas pela companhia aérea.

Globalmente, um número substancial de motores, aproximadamente 600 a 700, está programado para inspeções antecipadas.

Outras companhias aéreas afetadas

Uma das principais empresas afetadas pelos problemas nos motores da Pratt & Whitney é a Indigo. A companhia aérea afirmou que 35 de suas aeronaves ainda estão em solo e não retornarão ao serviço por enquanto.

A mexicana VivaAerobus deve parar entre 15% e 20% de sua frota. A companhia aérea obteve autorização para operar aeronaves em regime de wet leasing para mitigar os efeitos adversos da crise dos motores GTF.

A Spirit Airlines poderia receber uma compensação entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões devido aos problemas com os motores da família PW1000G da Pratt & Whitney.

Além disso, a Air New Zealand atualizou suas operações de voo em resposta às alterações no cronograma de manutenção anunciadas pela Pratt & Whitney. A companhia aérea enfrenta transtornos devido às condições reveladas que impactam a frota de motores GTF.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias