Turquia faz provocação ao classificar aeroporto de país vizinho como doméstico

A Turquia causou polêmica ao classificar o aeroporto de Ercan, no Chipre do Norte, como doméstico, desencadeando uma série de protestos. A região separatista, apesar de pertencer ao Chipre, é uma área reivindicada pelos turcos desde a invasão de 1974. O governo cipriota vem buscando a reunificação do país há anos, mas critica o vizinho do norte de atrapalhar tais planos.

O único país do mundo que reconhece o Chipre do Norte como uma região independente é exatamente a Turquia, que inclusive mantém tropas militares no local e que apoiaria os separatistas.

Como parte de um novo movimento provocativo, os turcos abriram um aeroporto no local de partem os voos “domésticos”. Isso significa, de acordo com o governo da Turquia, que o local em que o aeroporto está localizado é definitivamente turco.

Districts of Northern Cyprus - Wikipedia
Chipre do Norte só é reconhecido pela Turquia

A parte turca argumenta que os voos foram descritos como voos domésticos porque os bilhetes seriam, em média, 37 euros mais baratos. Mais pessoas viajariam dessa maneira, e isso seria bom para a economia.

As brigas políticas sobre o aeroporto começaram em fevereiro. Chipre acusou a Turkish Airlines e a Pegasus de trazer deliberadamente refugiados europeus para o norte de Chipre, de onde eles viajam para o sul e, assim, para a União Europeia. O governo cipriota pediu sanções, mas nada aconteceu.

O presidente de Chipre, Nicos Anastasiades, anunciou que apresentaria uma queixa à ONU. Segundo o político, ele vai tomar medidas legais internacionais contra a Turquia por sua ações, incluindo a classificação do aeroporto. Anastasiades quer que as Nações Unidas sejam responsáveis ​​pelo aeroporto. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias