Turquia pode buscar caças não ocidentais se acordo do Eurofighter fracassar

Imagem: Peter Gronemann / CC BY-NC-SA 2.0, via Flickr

A Turquia pode considerar alternativas não ocidentais para comprar caças para a Força Aérea se um possível acordo para comprar aeronaves Eurofighter Typhoon não se concretizar. A informação é do jornal Star, repercutida pela estatal russa TASS.

A necessidade de atualizar a frota de aeronaves de combate surgiu na Turquia devido ao fato de que as máquinas em serviço estão desatualizadas, e ao fato de que sua própria aeronave Kaan de quinta geração entrará em serviço apenas em 2030. Também há dificuldades para obter novos caças F-16 dos Estados Unidos e modernizar os já existentes.

A este respeito, a publicação nota que “se a Alemanha bloquear o acordo” sobre o Eurofighter, que, segundo o ministro da Defesa, Yashar Guler, ainda não aprovou tal perspectiva, então Ancara terá de recorrer a outras alternativas. E em tal situação, pode atuar como na questão da compra de sistemas de defesa aérea russos S-400.

Inicialmente, a Turquia pediu aos Estados Unidos que vendessem os sistemas Patriot, mas depois de ser recusada, comprou sistemas russos. No caso dos caças, Ancara está pronta para explorar “opções não ocidentais” para adquirir os caças de que precisa, conclui o jornal.

Antes, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que fez uma visita à Alemanha em 17 de novembro, disse que o tema do Eurofighter não foi levantado pelo lado alemão. O líder turco observou que seu país tem a quem recorrer para comprar aviões se a Alemanha se recusar.

O chefe do Ministério da Defesa, em relação à questão das aeronaves, informou anteriormente que a Turquia planeja comprar 40 caças. O Reino Unido e a Espanha, disse ele, concordaram provisoriamente com a implementação de tal acordo.

No momento, as negociações no nível técnico sobre a aquisição de caças F-16 dos Estados Unidos pela Turquia foram concluídas, e o lado turco espera uma solução positiva para a questão. No entanto, Ancara acredita que os Estados Unidos continuam a vincular a aprovação do fornecimento de F-16 a Ancara com uma decisão positiva sobre a adesão da Suécia à Otan. Por esse motivo, o acordo com o F-16 ainda está em dúvida.

A Turquia solicitou 40 caças F-16 Block 70 e 80 kits de atualização Block 70 dos Estados Unidos há vários anos para suas aeronaves existentes. Como afirmou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, alguns membros do Congresso pedem que essas entregas estejam ligadas às medidas de Ancara necessárias para admitir a Suécia na Otan. Os legisladores dos EUA podem desencorajar as vendas de armas dos EUA para outros países.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias