Twitter suspende a conta que monitorava os voos do jatinho de Elon Musk

Desde que a conta @ElonJet foi criada no Twitter, no ano passado, o empresário Elon Musk se mostrou desconfortável, já que ela rastreia todos os movimentos do seu jatinho pessoal. À época, Musk até tentou convencer Jack Sweeney, o criador da conta, a remover o conteúdo, chegou a oferecer dinheiro, mas não deu certo. Agora, como dono da rede social, o bilionário atinge seu objetivo, retirando a conta do ar.

A proibição ocorre menos de uma semana depois de Sweeney, afirmar que a conta estava sendo discretamente restringida pelo Twitter. O jovem postou uma suposta captura de tela de uma mensagem do Slack interno da rede social que mostrava Ella Irwin, líder de Confiança e Segurança da empresa, pedindo a sua equipe para “aplicar VF pesado [filtragem de visibilidade] à conta imediatamente”.

Abaixo, a captura de tela mostrando a conta suspensa no Twitter.

Sweeney disse que não foi informado sobre os motivos que levaram à suspensão permanente da conta. Não está claro se isso tem a ver com o monitoramento da aeronave ou com o compartilhamento da suposta mensagem interna do Twitter, cuja veracidade não pôde ser atestada e poderia até ser uma notícia falsa.

De todo modo, as postagens de @ElonJet também são publicadas no Instagram e no Facebook. As últimas postagens da conta foram ontem, mostrando o pouso do jato de Musk em Los Angeles após um voo de 48 minutos.

ATUALIZAÇÃO: Numa reviravolta bizarra, a conta ElonJet voltou a estar disponível no Twitter, mas a conta de seu criador, o jovem Jack Sweeney, foi suspensa, como mostra a captura de tela abaixo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias