Ucrânia diz que não foi informada previamente sobre voo do Ilyushin IL-76

A queda de um avião Ilyushin IL-76 hoje na Rússia gerou acusações contra a Ucrânia, que afirmou que não sabia da presença “especial” da aeronave.

Foto – Dmitry Terekhov

Moscou tem acusado Kyev de ter derrubado um avião de transporte Ilyushin IL-76 que estaria lotado de soldados ucranianos: sendo 65 prisioneiros de guerra que seriam trocados por russos detidos na Ucrânia.

As autoridades ucranianas, desde o início, têm afirmado que não sabiam detalhes da queda da aeronave, e que não foi confirmado se de fato haviam ucranianos dentro do cargueiro militar.

Agora a agência de inteligência da Ucrânia, a HUR, informou ao jornal Kyiv Post que Moscou não informou previamente sobre o voo do IL-76, dando a entender que não se tratava de transporte de prisioneiros ou voo humanitário.

A comunicação entre os dois países em guerra é escassa, mas ainda existe, e envolve avisos sobre transporte em navios, troca de prisioneiros e outras questões humanitárias básicas.

O próprio governo da Ucrânia confirmou que haveria uma troca acordada para hoje com Moscou, mas não informou o motivo dela ter sido cancelada e nem onde ocorreria.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias