Em meio aos problemas com o 737 MAX 9, a Boeing tem uma boa notícia com a volta das entregas dos jatos para a China. Isso porque está programado para acontecer ainda hoje (24) o voo de entrega do primeiro Boeing 737 MAX 8 de uma empresa aérea da China após o acidente de 2019, com a Ethiopian Airlines que fez os jatos do modelo ficarem no chão.
A China foi um dos últimos países a autorizar a retomada dos voos com o 737 MAX, que voltou a voar no país apenas em dezembro do ano passado, três anos após o Brasil retomar as operações com o modelo.
O país oriental fez jogo diplomático e postergou o máximo possível a volta da autorização de voos e das entregas, em uma briga de poder econômico com os EUA, neste caso prejudicando a Boeing que tem centenas de aeronaves encomendadas por aéreas chinesas.
Agora, a China Southern volta a receber jatos do modelo, sendo que o avião 737 MAX 8 de matrícula B-20C8, fabricado em 2019, saiu no final desta tarde do Aeroporto Boeing Field com o número de voo CZ-5073 rumo à Honolulu, no Havaí, onde faz escala para depois pousar na China. Você pode acompanhar ela aqui:
Porém amanhã a empresa irá paralisar as entregas para fazer uma revisão de segurança: