UFG e ICEA iniciam projeto de inteligência artificial aplicada ao controle de tráfego aéreo

Imagem: DECEA / CECOMSAER

Na última quinta-feira (22), Oficiais do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Aeronáutica visitaram a Universidade Federal de Goiás (UFG) e assinaram memorando de entendimento para a realização de um projeto de inteligência artificial aplicada ao controle de tráfego aéreo.

A comitiva foi recebida no Gabinete da Reitoria pela reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, e na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), pela pró-reitora Helena Carasek e equipe.

A parceria firmada prevê a realização de estudos e pesquisas conjuntas dentro do projeto “Sistema de processamento de dados de intenções de voo para permitir o planejamento estratégico das trajetórias de aeronaves em ambiente UAM (Urban Air Mobility) com o auxílio de algoritmos de inteligência artificial”. O professor do Instituto de Informática da UFG Ronaldo Martins da Costa, responsável pelo projeto na Universidade, explica que a ideia é utilizar a inteligência artificial para contribuir no problema da mobilidade urbana aérea. 

Durante a reunião no Gabinete da Reitoria, a reitora Angelita Pereira de Lima apresentou a UFG e destacou o protagonismo da Universidade na área de estudos e pesquisas em tecnologia. “A Universidade tem apenas 62 anos, é jovem, mas estamos entre as melhores do Brasil e entre as mil melhores do mundo segundo um ranking internacional recente. Quando somos desafiados a algo que seja disruptivo do ponto de vista da produção do conhecimento, nós ficamos felizes. Nós comemoramos quando a gente ganha mais serviço. Todo novo projeto nos estimula. Estamos de portas abertas”, enfatizou a gestora.

Imagem: UFG

O coronel aviador Plínio da Silva Becker apresentou o Icea, destacando que a entidade é responsável por fazer a capacitação de pessoal para áreas como controle de voo e manutenção de equipamentos. Conforme o oficial, cerca de seis mil pessoas ao ano frequentam os cursos do Icea. Sobre a parceria com a Universidade, ele ressaltou a grande expectativa do Instituto: “Esperamos que essa sementinha cresça e dê frutos para a sociedade. Agradeço a receptividade de todos da UFG“.

Apresentações 

Durante o evento na PRPI, os oficiais da Aeronáutica puderam conhecer outras iniciativas que podem contribuir com a parceria firmada. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Robson Vieira, falou sobre a política de criação de Centros de Excelência em Goiás, citando projetos como o Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA-Cerrado) e o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia). 

O professor da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) Flávio Henrique Teles Vieira falou sobre o Centro de Excelência em Redes Sem Fio Inteligentes e Serviços Avançados (Cerise) e a professora do Instituto de Informática (INF) Sand Luz Corrêa apresentou o Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LamCad) da UFG.

O evento também contou com a presença do vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho; do pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Felipe Terra Martins; da pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação Fabíola Souza Fiaccadori; da diretora-executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Sandramara Matias Chaves; do diretor do INF Eliomar Araújo de Lima; do diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG, Júlio César Valandro; além de oficiais das equipes do Icea e Decea, professores e estudantes da UFG que vão participar da parceria assinada.

Informações da UFG

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias