UH-12 Esquilo da Marinha resgata homem esfaqueado no Pantanal

Imagem: Marinha do Brasil

No último domingo (18), a Marinha do Brasil (MB) realizou um resgate no Pantanal sul-mato-grossense após uma solicitação de apoio do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. O resgate envolveu um homem de 33 anos que apresentava ferimento causado por arma branca, na Fazenda Bela Vista, na região do Paiaguás, localizada a aproximadamente 120 km de Ladário.

A ação de resgate foi conduzida com o auxílio de uma aeronave UH-12 Esquilo do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), subordinado ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN). O deslocamento contou com a presença de um médico do Hospital Naval de Ladário. Após o resgate, o paciente foi transportado para a Santa Casa de Corumbá por uma ambulância do Corpo de Bombeiros.

Em nota, o Com6ºDN esclareceu que o resgate de vítimas por meio de Evacuação Aeromédica (EVAM) é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros, realizada em situações de comprovada emergência e quando o acesso por via terrestre é difícil ou inviável. Essas operações estão sujeitas a fatores como condições meteorológicas, utilização da aeronave durante o período diurno e distância.

No ano anterior, a Marinha realizou um total de 40 evacuações aeromédicas no Pantanal sul-mato-grossense, uma região onde as condições geográficas e a falta de infraestrutura podem tornar as operações de resgate e salvamento desafiadoras. A capacidade de resposta rápida e eficiente do EsqdHU-61 tem um impacto direto na preservação de vidas na região, destacando a importância da colaboração entre as instituições envolvidas.

Informações da Agência Marinha de Notícias

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias