
A capital da China foi afetada por fortes chuvas torrenciais provocadas pelo tufão Doksuri, causando danos severos ao Aeroporto Internacional de Pequim-Daxing, inaugurado no ano passado. O valor de investimento no aeródromo foi estimado em US$ 11,4 bilhões e aclamado por ser um dos mais modernos do mundo.
Dezenas de aeronaves, que apareceram em vídeos compartilhados nas mídias sociais estavam encalhadas em locais alagados devido à inundação. Como resultado, o Aeroporto Internacional de Daxing foi obrigado a emitir um alerta vermelho e a cancelar 670 voos.
My friend waited for 15 hours in #Beijing Daxing airport until her flight got cancelled. Heavy rain turned the airport ground into a mini ocean! She said she could wait for a ship instead, at an airport.🤣 pic.twitter.com/5swcX6pt69
— itsAbby (@_bubblyabby_) August 1, 2023
Cerca de 72 milhões de passageiros são capazes de usar o maior terminal do mundo em Daxing, compartilhando o tráfego de passageiros com o saturado Aeroporto Internacional de Pequim. Porém, o aeroporto tem planos de aumentar a capacidade para mais de 100 milhões de passageiros até 2024.
Até agora, a tragédia das fortes chuvas causou pelo menos 11 mortes, dezenas de feridos, e 27 desaparecimentos na região, informou a mídia chinesa. Além de Daxing, o Aeroporto Internacional de Pequim também foi afetado, sendo obrigado a cancelar vários voos.