Início Empresas Aéreas

Um avião A330 da Air Canada agora tem sensores de diagnóstico da qualidade do ar da atmosfera

Airbus A330-300 – Imagem: Air Canada

Segundo informa nesta quarta-feira, 17 de maio, a Air Canada, uma de suas aeronaves Airbus A330 foi equipada com sensores de diagnóstico especiais.

A ação é uma parceria com a IAGOS (In-Service Aircraft for a Global Observing System), uma organização internacional sem fins lucrativos que utiliza aeronaves comerciais como plataforma de observação global das mudanças climáticas e da qualidade do ar.

Essa colaboração permitirá que o IAGOS colete dados mundiais sobre parâmetros climáticos, que serão usados ​​pela comunidade científica internacional, bem como por serviços de previsão como o Atmosphere Service of Copernicus, para pesquisas essenciais sobre mudanças climáticas e qualidade do ar em escala global.

Como parte da parceria, a Air Canada instalou os dispositivos de monitoramento de pesquisa climática de última geração da IAGOS no Fin 939, uma de suas aeronaves de fuselagem larga A330-300.

Imagem: Air Canada

O dispositivo medirá uma série de parâmetros, incluindo ozônio, vapor de água, gases de efeito estufa, gases reativos, aerossóis e nuvens, durante vários estágios do voo, incluindo decolagem, altitude de cruzeiro e pouso.

O A330 é um dos dois únicos tipos de aeronaves aprovados para os sistemas IAGOS, junto com o A340. Na Air Canada, realiza uma combinação de voos transatlânticos e transcontinentais, fornecendo dados importantes para a IAGOS.

O dispositivo IAGOS é um sistema compacto com sondas de medição instaladas permanentemente na aeronave, próximo à cabine de comando. Após cada voo, os dados de medição são transmitidos automaticamente para o banco de dados central do centro de pesquisa CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) em Toulouse, França.

De acordo com a IAGOS, as aeronaves comerciais fornecem uma plataforma ideal para coletar medições de traço de gás, pois podem medir com eficiência em grandes altitudes, onde a coleta de amostras é desafiadora.

A IAGOS está trabalhando com companhias aéreas em todo o mundo e isso permitirá a validação de modelos climáticos globais e fornecerá dados quase em tempo real de forma de código aberto para pesquisadores de todo o mundo. Os resultados da pesquisa são de livre acesso e atualmente utilizados por aproximadamente 300 organizações globais.

Sair da versão mobile