Início Variedades

Um turboélice ATR 72 acaba de partir de Brasília para São Paulo, mas pela estrada

Foto: FAB AERO

Na sexta-feira (4), a equipe da empresa FAB AERO despachou de Brasília para São Paulo mais uma aeronave por via rodoviária, tal qual fizera com um Airbus A318 ex-Avianca um dia antes. O destino de ambos os aviões é a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, onde serão entregues a um novo dono e terão uma nova finalidade (ainda a ser revelada).

Curiosamente, neste último comboio foram enviadas as partes de um ATR 72-200, de marca PR-AZT (msn 0450) e 26 anos de idade que, no Brasil, foi empregado para uma interessante (e incomum) finalidade que era o transporte de funcionários da empresa Imetame entre locais de operação e sua sede.

O avião voou por vários anos até ser substituída por um mais novo, do modelo ATR 72-600 (PR-PFD).

Tal logística foi empregada pelo Imetame que, ao invés de contratar mão de obra no local dos serviços realizados fora do Espírito Santo, tem a cultura de levar a mão-de-obra de Aracruz para as obras fora do estado. Para isso, usa um avião ATR com capacidade para 70 passageiros, de norte a sul do Brasil levando os colaboradores para as obras ou trazendo-os de volta nas “paradas de fábricas”.

Após a troca pela aeronave mais nova, a sua “irmã mais velha” acabou parada em Brasília um longo tempo, até que fosse agora desmontada e despachada para Campinas. Certamente, chamará a atenção nas estradas enquanto viaja até seu novo destino.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile