Uma dobradinha de exóticos Antonov AN-12 é esperada em Manaus nos próximos dias

Foto Igor Dvurekov, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

A cidade de Manaus deverá receber a visita de dois raros aviões Antonov AN-12 cargueiros. A última confirmação veio por parte da empresa aérea ucraniana Meridian Limited. Esse voo, cuja data e horário ainda não foram confirmados, terá por objetivo trazer maquinário do Reino Unido para o polo industrial manauara.

Importante notar que a operação da Medirian independe do voo de outro AN-12, pertencente à Ukraine Air Alliance, e que também passará por Manaus, mas em escala técnica. Inicialmente, o voo da Ukraine Air Alliance era esperado para o dia 24 de novembro, mas será reagendado. O voo trará ao Brasil equipamentos para a indústria de óleo e gás no Rio de Janeiro.

A programação deverá constar da base de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em breve. Assim forem confirmadas, publicaremos no AEROIN.

O Antonov 12

A aeronave Antonov AN-12 remonta da era soviética e está equipada com quatro motores turboélices Ivchenko AI-20M, que geram um ruído inconfundível e que pode ser reconhecido a quilômetros de distância. Com capacidade de levar até 20 toneladas, esse modelo de aeronave é sobretudo operado por países do leste europeu e países da CEI, e tem servido como um “pau para toda obra”, voando por todo o mundo, como manda a tradição dos robustos aviões da Antonov.

Tripulação: 5 pessoas
Capacidade: 20 Toneladas de carga
Comprimento: 33,1 metros
Envergadura: 38 metros
Altura: 10,53 metros
Velocidade de Cruzeiro: 670 km/h (361 knots, 415 mph)
Altitude máxima de voo: 10.200 metros (33,500 pés)
Peso máximo de decolagem: 61.000 kg
Motores: 4 × Progress AI-20L ou AI-20M turboélices, 4,000 ehp cada

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Airbus A330-200 Delta Air Lines

Delta Air Lines completa 25 anos voando para o Brasil, de...

0
A Delta Air Lines celebrou recentemente o atingimento de uma marca importante, completando 25 anos de operações ininterruptas ao Brasil.