Uma nova operadora de jatos regionais da Embraer tem permissão para decolar na África

Foto: Rano Air

A Rano Air, uma nova companhia aérea da Nigéria, foi certificada pela Autoridade de Aviação Civil da Nigéria (NCAA) para iniciar operações comerciais de passageiros e cargas, bem como fretamentos. A certificação é conhecida como Certificado de Operador Aéreo (AOC) e a notícia foi dada pela própria empresa nas redes sociais.

Atualmente, a Rano Air possui cinco EMB-145LR estacionados em solo nigeriano. O diretor executivo da NCAA, Musa Nuhu, explicou que o processo levou mais de dois anos e meio, sendo atrasado em cerca de um ano devido à pandemia de Covid-19. Nuhu destacou que a abertura de uma companhia aérea não é uma tarefa fácil, pois exige muitos recursos, know-how de negócios e técnico, além de muitos requisitos.

Quando questionado sobre a data de início, Nuhu afirmou que a Rano Air está livre para iniciar as operações quando estiver pronta. A empresa ainda não anunciou nenhuma data e seu mecanismo de reservas ainda não foi ativado. O governo da Nigéria permitiu a Rano Air operar serviços de e para Lagos, Kano, Abuja, Kaduna, Sokoto, Gombe, Yola, Maiduguri e Asaba.

O diretor executivo da NCAA acredita que a empresa se sairá bem com seus E145LRs. “Estamos confiantes de que eles vão se sair bem pelo que vemos no terreno”, afirmou. A Rano Air está pronta para iniciar suas operações comerciais em serviços de passageiros e cargas, bem como fretamentos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias