União Europeia coordena seis voos de ajuda humanitária para Gaza

Foto: Comissão Europeia

A União Europeia (UE) coordenou mais seis voos de ajuda para Gaza. Com destino ao Egito, as aeronaves transportam toneladas de medicamentos, suprimentos médicos e material educativo em nome da Unicef. Todos os voos fazem parte da operação de ponte aérea humanitária da UE, que tem o objetivo de levar rapidamente suprimentos essenciais aos locais necessitados.

A UE é responsável pelo custo total dos voos e também pela coordenação das operações através da Capacidade Europeia de Resposta Humanitária. De acordo com a programação, os próximos voos serão realizados nas próximas duas semanas.

Diversas agências e organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PMA), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), fornecerão ajuda para os voos.

O objetivo dessa operação é intensificar a resposta humanitária diante do atual cenário de violência em Gaza. A situação, que já era precária, continua a se deteriorar, tornando ainda mais urgente a chegada de ajuda aos locais afetados.

Desde 2000, a UE presta assistência humanitária aos palestinos necessitados, apoiando famílias vulneráveis em momentos de emergência e crise. Todos os recursos são destinados às organizações de ajuda humanitária registradas, como agências da ONU, ONGs internacionais e a família da Cruz Vermelha/Crescente Vermelho.

Para garantir que a ajuda chegue às mãos certas, essas organizações são obrigadas a seguir padrões rigorosos de reportagem e estão sempre sujeitas à monitoramento e inspeção por parte de especialistas da UE.

Mesmo com os desafios de acesso e as preocupações com a segurança na região de Gaza, os parceiros da UE que atuam no local continuam a prestar assistência humanitária às pessoas necessitadas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias