Início Empresas Aéreas

União Europeia pressiona a Iberia e British Airways para a compra da Air Europa

Iberia e Air Europa

A IAG, proprietária da British Airways e da Iberia, poderá receber um aviso dos reguladores antitruste da UE sobre a sua oferta de 400 milhões de euros para comprar a Air Europa se não propuser soluções nos próximos meses, segundo uma fonte com conhecimento direto do assunto.

A Comissão Europeia, que lançou uma investigação aprofundada sobre o acordo no mês passado, teme que a aquisição possa reduzir a concorrência nas rotas domésticas para as Ilhas Baleares e Canárias, bem como nas rotas de curta distância entre Madrid e as principais cidades europeias, Marrocos, Grã-Bretanha e Suíça.

Além disso, a autoridade manifesta preocupação com uma possível redução da concorrência nas rotas de longo alcance entre Madrid e a América do Norte e do Sul, informa o Aviacionline.

O IAG, que também é proprietário da Iberia, poderá enfrentar uma declaração de objeções às preocupações da Comissão se as soluções não forem oferecidas mais cedo. A decisão da Comissão está prevista para 7 de junho.

O CEO do IAG, Luis Gallego, indicou a sua vontade de oferecer soluções para responder às preocupações da UE e está em conversações com empresas que poderiam aceitar tais soluções. O IAG pretende adquirir da Globalia os 80% da Air Europa que ainda não possui, depois de um acordo anterior ter terminado em 2021, quando os reguladores da UE indicaram que as soluções propostas eram insuficientes para aliviar as preocupações concorrenciais.

Leia mais:

Sair da versão mobile