Início Empresas Aéreas

Única operadora de Embraer na Rússia irá voar com jatos ‘soviéticos’ reconvertidos

Em uma medida drástica para tentar continuar voando, a única operadora de jatos brasileiros na Rússia irá atrás de aviões da era soviética, para utilizá-los para voos de passageiros.

Avião Embraer E170 S7 Airlines
Imagem: Embraer

A S7 Airlines é uma empresa russa privada e a única a operar no país com jatos Embraer, do modelo E170 (o menor dos E-Jets) de primeira geração. Além deles, a companhia e também conta com jatos da família Boeing 737 e Airbus A320 na sua frota.

Isso irá mudar em breve, já que o Ministro dos Transportes da Rússia, Vitaly Savelyev, anunciou que a empresa “irá pegar cinco jatos cargueiros, três Ilyushin IL-86 e dois IL-96, para adaptá-los e fazer eles voarem”, segundo reporta a Interfax.

Não está claro como será feita a adaptação desses modelos, que é incomum na aviação comercial. Geralmente, é feita a conversão de passageiros para carga, mas é muito raro o caminho inverso. Tudo, no entanto, depende de como estão os aviões hoje.

IL-96-300 da Aeroflot© John Taggart

Os jatos IL-86 e IL-96 são da era soviética, tendo seus primeiros voos sido realizados em 1976 e 1988, respectivamente. Eles possuem quatro motores e são bem maiores que qualquer jato operado pela S7 atualmente, podendo levar 300 pessoas, ao menos uma centena a mais que o maior avião da empresa, o Airbus A321neo.

Não está claro por quanto tempo a S7 irá voar com aviões ocidentais, já que a Airbus, Boeing e Embraer cancelaram seu suporte aos operadores russos em meio à invasão da Ucrânia.

Sair da versão mobile