Início Acidentes e Incidentes

Único avião ATR 72 corporativo do Brasil sofre incidente e já está há quatro meses sem voar

Imagem: David Lorena Lobelle

Conhecido por ser o único turboélice ATR 72 em serviço corporativo no país, a aeronave de matrícula PR-PFD (msn 1235) está sem poder voar. O motivo foi uma colisão com a cauda na pista (tail strike) no aeroporto de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, em 26 de junho de 2023. Apesar de já fazerem quatro meses, o caso passou despercebido da mídia.

Segundo as informações constantes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), a aeronave, que pertence à Imetame, havia decolado de Aracruz, no Espírito Santo, rumo ao interior do Paraná, com dois pilotos, dois comissários de bordo e 61 passageiros, todos eles ligados empresa operadora.

O incidente não deixou nenhum ferido e a aeronave foi capaz de seguir por meios próprios até o desembarque, onde os ocupantes foram liberados. No entanto, o caso fez com que a Imetame ficasse sem sua aeronave para o transporte de seu pessoal.

Apesar de, no dia seguinte ao incidente, 27 de junho, a aeronave ter voado até Brasília despressurizada (a apenas 11.000) pés, uma consulta do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) indica que o avião foi retirado momentaneamente dos voos, já que seu Certificado de Aeronavegabilidade foi suspenso com referência ao incidente.

Após quatro meses do incidente, ainda não há informações sobre o futuro da aeronave. Em geral, colisões com o solo como essa demandam manutenção, mas a aeronave retorna aos voos dentro de algumas semanas ou meses, mas isso até agora não ocorreu. O avião é novo e tem apenas 8 anos de idade e voou antes na empresa Firefly, da Malásia.

Não é a primeira vez que o Imetame Group opera uma aeronave ATR. Anteriormente um ATR 72-200 chegou a ser usado em seu transporte interno. Trata-se do PR-AZT de 24,7 anos (msn 450) que está atualmente armazenado.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.