United afirma que a FAA a autorizou a retomar suas certificações enquanto investigação de segurança continua

Imagem: United Airlines

A United Airlines afirma que a Administração Federal de Aviação (FAA) deu o aval para que ela retome várias atividades de certificação, bem como a capacidade de lançar novas rotas e adicionar aeronaves à frota, enquanto a agência continua uma investigação de segurança sobre uma série de incidentes e acidentes da companhia. A FAA, porém, não confirma tal informação.

A FAA fez uma intervenção altamente incomum nas operações diárias da United no final de março, depois que a companhia aérea repetidamente ganhou manchetes em todo o mundo por uma série de acidentes embaraçosos, incluindo um pneu que caiu de um Boeing 777 enquanto ele decolava do Aeroporto Internacional de San Francisco.

Apenas um dia depois, um 737 MAX da United sofreu um colapso do trem de pouso no Aeroporto Internacional de Houston, depois que a aeronave saiu da pista para a grama em condições de pista molhada e escorregadia.

E apenas alguns dias depois disso, um painel externo da fuselagem caiu de um Boeing 737 mais antigo da United em pleno voo, após decolar do Aeroporto de San Francisco. A perda do painel só foi descoberta após a aterrissagem segura cerca de uma hora depois.

A FAA rapidamente interveio para aumentar sua supervisão na United e garantir que os processos de segurança e sistema de manutenção de empresa estivessem em conformidade. Ao mesmo tempo, a agência também obrigou a United a pausar o lançamento de novas rotas para novas cidades até estar satisfeita de que a companhia era capaz de lançar novas rotas com segurança.

Segundo o Paddle Your Own Kanoo, em um memorando interno compartilhado nesta quinta-feira (16), a United informou que finalmente recebeu aprovação para lançar novas rotas e aeronaves.

Após uma cuidadosa revisão e discussão sobre as medidas de segurança proativas que a United tomou até o momento, nosso Escritório de Gestão de Certificados da FAA nos permitiu iniciar o processo de reinício de nossas atividades de certificação, incluindo novas aeronaves e rotas”, explicou o memorando.

No entanto, nosso trabalho com a FAA continua”, prosseguiu o memorando. “Ainda há mais trabalho a ser feito e permanecemos abertos à sua perspectiva sobre coisas que podem nos tornar uma companhia aérea ainda mais segura. Isso significa que continuaremos a ver uma presença da FAA em nossa operação enquanto eles revisam nossos processos de trabalho, manuais e instalações”.

A suposta permissão, no entanto, veio tarde demais para lançar as novas rotas tão aguardadas para Cebu, nas Filipinas, e Faro, em Portugal, conforme planejado. A data de lançamento para Cebu foi adiada de julho para outubro, enquanto a United foi forçada a adiar o lançamento de sua rota para Faro até 2025.

Em resposta ao memorando interno da United, no entanto, a FAA disse que ainda não aprovou formalmente “qualquer expansão das rotas ou frotas da United Airlines”, acrescentando que a investigação de segurança está “em andamento e a segurança determinará o cronograma para sua conclusão”.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias