United Airlines suspende sete rotas, inclusive ao Brasil, por falta de aviões

A United Airlines parou de voar em sete rotas, incluindo a ligação entre Washington, DC e São Paulo (Guarulhos), mostram as informações da plataforma Cirium de inteligência de dados para aviação. O motivo para a suspensão, declarado pela empresa, é a indisponibilidade de aeronaves, presumindo que os Boeing 767-400ER, que faziam a rota ao Brasil, por exemplo, tenham sido alocado para outros trechos.

Entende-se que um dos principais problemas para a malha da empresa seja a ausência de 52 Boeing 777-200 e 777-200ER, que estão parados desde o ano passado, quando uma aeronave do modelo sofreu uma falha não contida no motor, levando todos os exemplares serem retirados de operação até que uma investigação concluísse sobre o motivo e definisse um plano de remediação.

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) já emitiu, em 11 de março, uma diretiva de aeronavegabilidade a respeito do modelo, indicando o que deve ser feito para que ele retorne aos céus, mas a empresa aérea ainda segue pendente de colocá-lo de volta na malha e isso, naturalmente, impacta diretamente o planejamento de frota.

As rotas diretamente afetadas neste momento são:

– Newark – Maui
– Newark – Honolulu
– Newark – Tóquio
– Washington – São Paulo
– Washington – Genebra
– Washington – Honolulu
– Washington – Dublin

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias