Início Indústria Aeronáutica

Universal Hydrogen faz primeiro teste dos tanques de armazenamento de hidrogênio líquido proprietários

A Universal Hydrogen realizou seu primeiro teste bem-sucedido de um sistema de propulsão de célula de combustível movido a hidrogênio usando um de seus tanques de armazenamento de hidrogênio líquido proprietário, ou seja, desenvolvidos por ela mesma. A empresa aponta esse avanço como um marco crucial para a viabilidade de sua visão de aeronaves regionais movidas a hidrogênio.

O CEO da Universal, Paul Eremenko, expressou seu entusiasmo pela apresentação do projeto, destacando que esta foi a primeira vez em que todas as peças do portfólio de produtos para aviação regional foram combinadas de maneira coesa.

A Universal Hydrogen, com sede em Hawthorne, na Califórnia, já realizou testes de voo com um avião De Havilland Canada Dash 8 modificado, impulsionado parcialmente por um sistema de células de combustível de hidrogênio. No entanto, até agora, o uso de hidrogênio em seus sistemas de propulsão de células de combustível era fornecido por tanques estacionários de hidrogênio gasoso.

Agora, a startup executou a propulsão da célula de combustível com hidrogênio armazenado e fornecido por um de seus tanques de hidrogênio líquido, denominados “módulos”. A empresa afirma que esses módulos serão fáceis de transportar e trocar, oferecendo reabastecimento rápido.

Os testes foram conduzidos no Mojave Air & Space Port, situado no deserto da Califórnia. Durante os testes, a planta de célula de combustível foi conectada a um dispositivo de teste terrestre chamado “iron bird” e o sistema funcionou com o combustível fornecido por um módulo durante 1 hora e 40 minutos – tempo médio de voo de uma aeronave regional.

A Universal está desenvolvendo conversões de propulsão de células de combustível de hidrogênio tanto para os aviões Dash 8 quanto para os turboélices ATR e espera que sua conversão para o ATR esteja disponível em primeiro lugar.

No que diz respeito ao armazenamento, a empresa está desenvolvendo módulos especializados capazes de armazenar 200kg de hidrogênio líquido, que precisa ser mantido a temperaturas abaixo de -253°C para permanecer no estado líquido.

A expectativa é que as células de combustível movidas a hidrogênio representem o futuro da aviação regional, dado o progresso significativo e os marcos alcançados pela Universal Hydrogen neste campo emergente da tecnologia de aviação.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile