Início Acidentes e Incidentes

Ural Airlines paga aluguel a dono de campo de trigo onde seu avião pousou; A320 será desmontado

Airbus A320 da Ural Airlines após pouso no campo de trigo

O Airbus A320 da Ural Airlines que fez um pouso de emergência em um campo de trigo na Sibéria em setembro de 2023 será agora desmontado peça por peça depois que a companhia aérea decidiu que não seria possível decolar dali com a aeronave.

Durante um voo de rotina da cidade russa de Sochi para Omsk, os pilotos do Airbus A320, registrado sob a matrícula RA-73805, decidiram fazer um pouso de emergência em um campo de trigo de um agricultor após enfrentarem um problema técnico no sistema hidráulico da aeronave.

Devido aos problemas hidráulicos, o comandante temia que os freios da aeronave não fossem eficazes na pista mais curta em Omsk. Ele então solicitou um desvio para um aeroporto alternativo em Novosibirsk, mas a aeronave consumiu mais combustível do que o previsto. Preocupados que a aeronave ficasse sem combustível, os pilotos optaram por pousar a aeronave no campo.

Todos os 159 passageiros, incluindo 23 crianças e seis membros da tripulação, evacuaram a aeronave sem incidentes usando as escorregadeiras de emergência.

Desde então, a Ural Airlines tinha mantido a aeronave no campo, na esperança de criar uma pista temporária para voar com o avião de volta a sua base.

Na última quinta-feira (11), a mídia russa local informou que a companhia aérea finalmente decidiu que esse plano não é realmente viável e, em vez disso, irá desmontar o avião, ainda em condições de voo.

Para fazer isso, a Ural Airlines foi obrigada a pagar ao proprietário do campo um ano de aluguel enquanto desmonta a aeronave na remota região selvagem da Sibéria. Segundo a KP-Novosibirsk, o acordo atualmente vai até setembro de 2024 e a companhia aérea pagou mais de US$ 11.000.

Leia mais:

Sair da versão mobile