USAF tem usado aviões-tanque civis em reabastecimentos em voo

Foto – Metrea

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) usou, pela primeira vez na sua história, os serviços civis de reabastecimento em voo. O serviço foi feito pela Metrea, que tem uma frota de jatos KC-135R, que eram da própria USAF, mas foram comprados pela empresa após darem baixa do serviço militar.

E agora, durante o exercício Resolute Hunter, jatos RC-135 de reconhecimento e E-3 de alerta aérea antecipado, foram abastecidos pelo KC-135R da Metrea.

Foram 13 reabastecimento em voos, totalizando 90 mil libras de combustível transferido dos jatos civis para os militares, que tem em comum o projeto Boeing 367-80, que foi desenvolvido posteriormente no avião comercial 707.

A falta de aviões reabastecedores é um problema constante em várias forças aéreas e nos EUA foi agravado pelos recorrentes atrasos da Boeing em entregar o KC-46A, uma versão modificada de fábrica do civil 767-200ER para reabastecimento em voo.

Em abril, os EUA tinham utilizado pela primeira vez os serviços da Metrea, quando um P-8 Poseidon (Boeing 737-800 modificado de fábrica para caça de submarinos e navios) foi abastecido por um KC-135R da empresa civil.

E-3 da USAF é abastecido pelo KC-135R Civil | Foto – Metrea

Com Informações da Metrea

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias