EUA aprova plano de certificação de voos sem pilotos de empresa contratada pela Azul

O caminho para voos sem pilotos está cada vez mais próximo e os EUA estão na liderança desta jornada.

Divulgação – Reliable Robotics

O processo de certificação para voos autônomos em aviões Cessna C208 Caravan, num projeto da Reliable Robotics, teve seu plano aprovado pela FAA, a Administração Federal de Aviação dos EUA. O projeto da empresa prevê táxi autônomo, decolagem, voo de cruzeiro e pouso, tudo feito pela aeronave, sem nenhum piloto a bordo e sem controle manual externo.

A Reliable Robotics anunciou que o plano de certificação dela não exige nenhuma isenção das regras em vigor na FAA para aeronaves e voos autônomos e que o projeto, seguindo conforme o planejado, será certificado da maneira que foi proposto: voos sem interferência humana.

Ainda não existe uma data para que o processo de certificação seja concluído e entregue para a FAA, para então passar por uma revisão final e ser aprovado, podendo daí ser utilizado no mundo real. A Azul já tem um contrato com a Reliable Robotics para um sistema de automação na frota da subsidiária Azul Conecta.

Com Informações da Assessoria de Imprensa da Reliable Robotics

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias