Valor elevado da conta de luz leva governo a pensar em suspender todos os voos noturnos no Paquistão

A Autoridade de Aviação Civil do Paquistão (PCAA) está considerando a opção radical de interromper as operações de voo noturno em todos os aeroportos do país devido às excessivas tarifas de eletricidade, de acordo com os relatos da mídia local.

Irfan Sabir, diretor de Transporte Aéreo e Regulação Econômica da PCAA, emitiu recentemente uma carta a todas as companhias aéreas internacionais pedindo seus comentários sobre o assunto. As empresas foram convidadas a opinar sobre as seguintes opções:

  • Opção 1: Implantar um toque de recolher noturno completo pelo qual as operações de meia-noite às 6h da manhã permaneceriam suspensas e os slots noturnos seriam deslocados apenas para operações diurnas;
  • Opção 2: aumentar as taxas aeroportuária de 20 a 25 por cento para todas as companhias aéreas entre as horas acima mencionadas.

De acordo com a carta, enviada durante a 145ª Conferência da IATA, a delegação do Paquistão informou que a principal questão por trás dessa iniciativa é a enorme conta de eletricidade que o PCAA tem que pagar pela gestão das operações noturnas, sem que haja uma quantidade de voos que justificasse tal custo. Ele disse que as tarifas de eletricidade aumentaram muito no Paquistão ao longo dos últimos anos.

A carta terminou dizendo que a decisão sobre qualquer uma das opções de implementação seria tomada para o próximo cronograma do verão 2020 (começando em julho) conforme a escolha da maioria das companhias aéreas.

O período para as empresas aéreas enviarem suas respostas já se encerrou, mas o governo paquistanês ainda não emitiu um parecer sobre a decisão, que deverá ser tomada em poucas semanas. Uma decisão pelo encerramento das operações noturnas causará um grande impacto no primeiro momento, com todas as empresas que operam nesse período tendo que rever suas operações e disponibilidades de slots.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Casal tem problemas com reclinação de assento da executiva e entra...

0
Um casal indiano ganhou uma ação contra a Singapore Airlines, recebendo uma indenização equivalente a US$ 2.400 após os assentos