Vazamento hidráulico durante a decolagem de Boeing 777 foi gravado por spotters do lado aeroporto

Observadores de voo (spotters) que estavam no aeroporto de Sydney, na Austrália, na semana passada capturaram um flagrante de incidente de vazamento hidráulico durante a decolagem de um Boeing 777-300ER (de registro N2140U) da United Airlines com destino a São Francisco.

A aeronave estava decolando da pista 34L em 11 de março quando foi observado um líquido vazando do trem de pouso principal do lado direito. A aeronave sofreu uma perda de pressão hidráulica enquanto recolhia o trem de pouso logo após decolar. Como resultado, o voo UA-830 teve que retomar sua origem depois de uma hora e 52 minutos de voo.

A imagem abaixo, obtida do sistema de rastreamento de voos Radarbox, mostra todo o percurso do grande e pesado jato após a partida de Sydney.

Ao longo do percurso, o voo UA-830 subiu a 30.000 pés (cerca de 9 mil metros), mas interrompeu o voo e retornou para um pouso seguro. Ao chegar de volta a Sydney, a aeronave foi recebida por uma equipe de bombeiros e policiais.

Segundo relatos de solo, as portas do compartimento do trem de pouso podiam ser vistas abertas, bem como fumaça saindo de um dos pneus do lado direito da aeronave. Parece que a tripulação não recebeu nenhum aviso até muito tempo após o início do voo, apesar do problema ter sido detectado durante a decolagem.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias