Veja como tudo acontece em Congonhas quando o aeroporto fecha com aviões prontos para decolar

O Boeing 737 na pista, pronto para decolar, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Como é sabido, o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, tem horário de funcionamento limitado no período noturno para evitar o ruído aos moradores nos bairros do entorno, mesmo diante do fato de que o terminal aéreo se instalou no local muito antes da ocupação habitacional.

Dessa maneira, quando chega o horário em que as operações devem ser encerradas, os aviões são impedidos de decolar, mesmo que já estejam prontos para partir, com passageiros a bordo e alinhados na pista.

Os voos são programados para decolar com certa antecedência ao fechamento, porém, em situações em que há fatores fora do controle, como mau tempo, podem ocorrer atrasos que acabam por resultar na situação da impossibilidade de partir.

Um desses momentos foi registrado nessa semana em vídeo, durante a transmissão ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, conforme mostrado no player disponibilizado abaixo, permitindo acompanhar como tudo acontece nessa situação.

A gravação mostra que um Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas, já na cabeceira da pista, foi orientado a retornar para o pátio, assim como também foi outro jato da mesma companhia, que esperava para decolar na sequência.

Com isso, a filmagem a seguir mostra tanto a movimentação dos aviões quanto as comunicações entre os pilotos e os controladores de tráfego aéreo, não apenas dos dois jatos da Gol, mas também dos demais aviões que chegaram nos últimos pousos antes do encerramento ou também se preparavam para partir.

Nota: os áudios estão compilados, ou seja, momentos sem conversas foram tirados, e as imagens estão aceleradas em diversos momentos para que os movimentos das aeronaves estejam sincronizados com as comunicações.

Segundo dados do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Aeroporto de Congonhas funciona das 06h00 às 23h00 (horário local), sendo que entre 06h00 e 07h00 e entre 22h00 e 23h00 estão proibidas as operações de aeronaves cujos níveis de ruído estejam em desacordo com os limites estabelecidos nas subpartes “C” e “F” do Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBAC 36).

A quem desejar assistir ao vivo à transmissão da câmera apontada para o Aeroporto de Congonhas, o player a seguir disponibiliza as imagens do canal Golf Oscar Romeo:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Redução do ICMS do querosene de aviação em Minas Gerais impulsiona...

0
O programa estabelece condições para aéreas obterem redução da base de cálculo do ICMS, ou mesmo isenção, para abastecimento com querosene.