Veja o que a Força Aérea diz sobre a queda do Embraer A-29 da Esquadrilha da Fumaça

A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça semelhante ao envolvido no acidente

Conforme noticiado previamente pelo AEROIN, uma aeronave da Esquadrilha da Fumaça caiu em uma área da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga-SP, na tarde desta quarta-feira (27). Moradores próximo à base aérea registraram os momentos após a queda, conforme pode ser visto clicando aqui.

Logo após a queda da aeronave, o piloto e o mecânico, que estavam a bordo do Embraer A-29 Super Tucano e se ejetaram, foram resgatados e encaminhados ao hospital da AFA com o auxílio do helicóptero H-50 da Esquadrilha SAR.

Agora, a Força Aérea Brasileira (FAB), através do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), emitiu uma nota sobre o acidente desta tarde. Leia abaixo na íntegra.

“O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave A-29 Super Tucano, pertencente à Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB), acidentou-se nesta quarta-feira (27/04), por volta das 14h15, em área desabitada no interior da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

Logo após o procedimento de decolagem, os dois tripulantes ejetaram-se com sucesso, vindo a aeronave a colidir com o solo. Ambos estão bem e passam por avaliações médicas previstas para este tipo de situação.

Investigadores da FAB estão se deslocando até o local para apurar os fatores contribuintes da ocorrência.”

A Esquadrilha possui demonstrações marcadas para esta semana em quatro cidades, conforme noticiado pelo AEROIN. Ainda não há informações sobre alguma suspensão parcial ou total da agenda do Esquadrão.

Segundo acidente

Este é o segundo acidente registrado com um A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça na Academia da Força Aérea. Em 2013, durante uma missão de treinamento que fazia parte da implantação da aeronave ao esquadrão, dois pilotos morreram com a queda do caça.

Na fatídica ocasião, o Capitão Aviador João Igor Silva Pivovar e Capitão Aviador Fabricio Carvalho, ambos a bordo da aeronave, chegaram a realizar a ejeção, mas não a tempo de se salvarem, morrendo no local da queda.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias