Veja o que diz a Esquadrilha da Fumaça sobre as demonstrações deste fim de semana, em Itirapina e Pedreira-SP

Como mostrado pelo AEROIN, a Esquadrilha da Fumaça, equipe de demonstração da Força Aérea Brasileira (FAB), estará em Itirapina (SP), neste sábado – 02/03 -, às 15h30, no Parque Jardim Europa, para realizar a primeira apresentação do ano em alusão aos 89 anos da cidade.

No dia seguinte, 03/03, às 10h, será a vez da cidade de Pedreira, também no interior paulista, receber os sete aviões A-29 Super da Esquadrilha no Morro do Cristo.

Diante das demonstrações do fim de semana, o Esquadrão aproveita para falar brevemente sobre as passagens pelas duas cidades paulistas.

A Esquadrilha da Fumaça recorda que a primeira vez que o grupo esteve em Pedreira foi em 2006. À época, eram utilizadas as aeronaves T-27, que foram substituídos pelos atuais A-29 Super Tucano, implantados em 2013. Ou seja, será a primeira vez que a população de Pedreira poderá acompanhar uma apresentação com os mesmos aviões que fazem a proteção das fronteiras do nosso país.

Já em Itirapina, a última vez em que a equipe esteve na cidade foi em 2019 e, cinco anos depois, retorna para participar das festividades do aniversário do município.

O Capitão Aviador Felipe Kawka, que voa na posição de Ala Esquerda Externa na Esquadrilha, afirma que será um prazer participar das festividades em comemoração aos 89 anos da cidade de Itirapina, assim como realizar uma demonstração pela primeira vez com os A-29 Super Tucano em Pedreira.

“Em comparação com as aeronaves anteriores, foram feitas algumas alterações na apresentação e hoje podemos fazer algo mais moderno e arrojado. O Super Tucano é um caça de ataque leve, utilizado para a defesa de nossas fronteiras contra a entrada de ilícitos e aeronaves não autorizadas. A única diferença é que o nosso está com as cores da bandeira do Brasil e dispensa fumaça pelo escapamento, o que proporciona uma melhor visualização das manobras, enquanto o Super Tucano que faz a defesa do espaço aéreo é camuflado e possui armamento bélico”, explica Kawka.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica – GABAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse fumaca.org.

Informações da Esquadrilha da Fumaça

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias