Início Acidentes e Incidentes

Veja como ocorreu o incidente em que um Boeing 757 foi pousado em pista errada

Boeing 757 da FedEx, semelhante ao envolvido no incidente

Um Relatório Preliminar de investigação, publicado nesta sexta-feira, 8 de julho, apresenta informações sobre um incidente no dia 8 de junho, quando o Boeing 757-200F (cargueiro) de matrícula N949FD, operado pela companhia norte-americana FedEx, estava realizando o voo FX-1170 de Fort Worth Alliance para Tulsa.

Na ocasião, apenas com os dois pilotos a bordo, o jato foi liberado para aproximação visual e pouso na pista 18L (esquarda) do destino, porém, foi alinhado com a pista 18R (direita) e continuou até o pouso. Depois que a aeronave deixou a pista no final, a tripulação informou à torre que havia pousado na pista errada.

Segundo replicado pelo The Aviation Herald, o NTSB (órgão norte-americano de investigação dos transportes), em seu relatório preliminar agora divulgado, resumiu a sequência de eventos conforme descrito a seguir.

De acordo com as declarações colhidas nas entrevistas aos pilotos, o voo do incidente foi a etapa final na 3ª noite de uma programação de 5 noites, e tinha a partida de Fort Worth prevista às 03h30 CDT. O comandante era o piloto de voo e o primeiro oficial (FO) era o piloto de monitoramento.

Os dados ADS-B indicaram que o avião decolou por volta das 03h32 CDT. A tripulação de voo informou que as fases de partida, decolagem e subida do voo foram normais. Eles subiram para o nível de voo 310 (31 mil pés), informaram sua aproximação esperada para a pista 18L e, no momento necessário, começaram a descida.

Eles obtiveram e revisaram as informações do serviço automático de informações da terminal (ATIS) e definiram as frequências para o ILS (sistema de instrumentos de auxílio ao pouso) da pista 28L. O tempo estava em condições meteorológicas por instrumentos (IMC) durante a descida até passarem 10.000 pés.

No momento em que saíram abaixo das nuvens, estavam em um vetor de 360 ​​graus a favor do vento (vento de cauda) e o FO tinha o farol do aeroporto à vista. O controlador então autorizou o voo para aproximação visual e pouso na pista 18L.

O FO leu cotejou (repetiu as instruções) da aproximação visual e da autorização de pouso para a pista 18L. O comandante pediu ao FO para definir uma linha central estendida no sistema de gerenciamento de voo (FMS).

Por volta das 04h13 CDT, o avião pousou na pista 28R, saiu na taxiway L5 no final da pista e os pilotos notificaram ao controlador da torre que haviam pousado na pista errada.

Naquele momento, devido ao horário de movimento leve, todas as frequências de comunicação estavam combinadas somente na frequência da torre de controle de tráfego aéreo de Tulsa.

O controlador relatou liberar a aeronave para aproximação e pouso em uma chamada e não tomou conhecimento do pouso errado na pista até que a tripulação o informasse.

A torre de controle fica localizada entre as pistas 18L e 18R, que ficam a aproximadamente uma milha (cerca de 1,6 km) de distância entre si.

O NTSB prosseguirá com a investigação para determinar as causas prováveis para o incidente e as recomendações de segurança para que ocorrências semelhantes não se repitam.

Um pouso em pista errada representa grandes riscos, como o de causar colisão com outra aeronave ou veículo de solo, que eventualmente possa estar usando a pista ou cruzando-a, ou uma excursão de pista, por ter disponível uma distância de pouso menor do que a prevista, caso o comprimento seja menor do que o da pista originalmente prevista.

Sair da versão mobile