Vídeo de avião “parado no ar” causa espanto e reações variadas na rede social

O usuário da rede X (antigo Twitter), Will Mandis, compartilhou um vídeo que chamou a atenção ao mostrar de um avião da Delta Air Lines aparentemente fazendo uma pausa no ar. Alguns espectadores chegaram a chamar o fenômeno de “falha na matriz”, mas o vídeo não passou por edição ou manipulação. Uma explicação, porém, há para o curioso caso.

A filmagem foi feita de outra aeronave e um fator que contribui para o efeito criado pelo vídeo é o movimento da câmera (ou dos olhos) em uma direção, enquanto o avião se move em outra. Esse fenômeno pode gerar a ilusão de imobilidade por parte do objeto sendo registrado.

O fenômeno conhecido como “efeito de paralaxe” é descrito como uma ilusão visual que acontece quando a posição de um objeto tridimensional parece mudar conforme a posição do observador. Na rede social, porém, as reações variaram das opiniões mais científicas às teorias da conspiração.

É comum que essa ilusão faça também com que objetos fixos, como planetas e estrelas, pareçam estar mais próximos e em movimento. Um exemplo bem conhecido desse efeito é o planeta Vênus, que pode ser confundido por pilotos com luzes de aeronaves próximas durante voos noturnos.

De acordo com especialistas, o efeito de paralaxe é uma ilusão de ótica comum, mas que pode causar confusão e levar a situações perigosas em operações aéreas. Por isso, é importante que os pilotos estejam atentos a possíveis ilusões visuais durante voos, sobretudo noturnos e utilizem outras referências, como instrumentos de bordo.

Um exemplo curioso ocorreu há alguns anos, quando um piloto da Bangkok Airways registrou passageiros saindo de uma ponte de embarque em Phuket, na Tailândia. A partir da cabine, ele percebeu que os passageiros estavam caminhando na ponte, mas não havia nenhum avião à vista para onde eles poderiam descer. Mais tarde, foi revelado que a ponte estava vazia e que o reflexo do movimento dos passageiros era projetado de dentro do aeroporto.

É sempre importante lembrar que, por mais intrigantes e inexplicáveis que possam parecer algumas situações, sempre há uma explicação científica para elas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Sindicato dos Aeronautas se reúne com ministro de Portos e Aeroportos...

0
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), representado pelo presidente, Henrique Hacklaender, e pelo secretário-geral, Clauver Castilho