Um vídeo, publicado nesta semana nas mídias sociais, gerou grande revolta por parte do público, ao mostrar um passageiro, que também é um influencer, acendendo um cigarro a bordo de uma aeronave. Fumar a bordo é um ato proibido, não apenas por incomodar os demais passageiros, mas também para garantir a segurança do voo.
Apesar de ser uma regra já antiga na aviação e de conhecimento de todos os passageiros que embarcam para uma viagem, seja por sinalizações ou pelas constantes orientações passadas pelos tripulantes, algumas pessoas tentam burlar tais ordens.
O caso que veio a tona nesta semana ocorreu meses atrás, em janeiro deste ano, durante um voo da companhia aérea SpiceJet, quando o influencer Balvinder Kataria, conhecido nas redes sociais como Bobby, acendeu um cigarro quando voava de Dubai, nos Emirados Árabes, para Nova Delhi, na Índia.
O vídeo, visto abaixo, filmado por outra pessoa não identificada, mostra o passageiro deitado sobre uma fileira de assentos e acendendo um cigarro sem maiores interrupções. Na filmagem, é possível ver que pelo menos a parte frontal da aeronave está cheia de passageiros.
New rule for Bobby kataria ? @JM_Scindia @DGCAIndia @CISFHQrs pic.twitter.com/OQn5WturKb
— Nitish Bhardwaj (@Hi__Nitish) August 11, 2022
Segundo o Tribune India, em um comunicado, a companhia admitiu que o caso ocorreu em uma de suas aeronaves e que o passageiro foi colocado em uma lista com a proibição de voar pela SpiceJet por 15 dias, além de abrir uma investigação sobre o ocorrido.
“A investigação, revelou que o vídeo foi filmado em 20 de janeiro de 2022, no voo SG 706 de Dubai a Delhi. O referido passageiro filmou o vídeo na 21ª fila, quando a tripulação de cabine estava ocupada com a conclusão do procedimento de embarque. Nenhum dos passageiros ou tripulantes estava ciente do ato“, disse o comunicado.
“O assunto foi encaminhado ao Comitê Interno constituído de acordo com as disposições dos Requisitos da Aviação Civil (CAR) sobre o tratamento de passageiros indisciplinados. O referido passageiro foi colocado em uma lista de proibição da companhia aérea por 15 dias em fevereiro de 2022“, continua o comunicado.
Controvérsia
Em sua defesa, o influencer comentou que o fato não ocorreu a bordo de uma aeronave de verdade, e sim em um set de filmagens em Dubai.
“O vídeo em que fui visto fumando não é um avião normal, era um avião falso e isso fazia parte da minha filmagem em Dubai. Quero perguntar a todos: como um isqueiro pode entrar em um avião, sem ser detectado por um scanner?. Um cigarro ainda pode ser carregado, mas não um isqueiro. Foi filmado em 2019 ou 2020″, disse o homem.
Leia mais: