Vídeo mostra momento de colisão de Airbus A350 com avião de menor porte no Japão

Um Airbus A350 da Japan Airlines (JAL) terminou consumido por chamas nesta terça-feira, 2 de janeiro, em Tóquio, no Japão, após uma colisão com um avião de menor porte no Aeroporto Internacional de Haneda.

O momento da colisão, seguida de chamas enquanto o A350 se deslocava pela pista, foi captado por uma câmera de segurança do aeroporto:

As informações preliminares indicam que o jato comercial colidiu com um equipamento da Guarda Costeira no início desta manhã no horário de Brasília (início da noite no Japão), e que todos os 379 passageiros e tripulantes foram evacuados da aeronave em segurança antes que as chamas a consumissem por completo.

Em relação ao avião da Guarda Costeira, ainda não há confirmação oficial sobre o estado de saúde dos tripulantes (Atualização: cinco teriam sido confirmados como mortos e o comandante estaria em estado grave). O modelo seria um De Havilland Canada DHC-8-300, que partiria para um voo de monitoramento relacionado aos terremotos que atingem o Japão desde a segunda-feira.

DHC-8-300 – Imagem: Guarda Costeira do Japão

O avião da JAL envolvido na ocorrência é o A350-900 registrado sob a matrícula JA13XJ, que chegava do Aeroporto Chitose de Sapporo, Japão, no voo JAL-516, que pousou em Haneda às 17h47 (05h47 do horário de Brasília).

Airbus A350-900, igual ao envolvido no acidente – Imagem: SuFlyer / CC0, via Wikimedia Commons
Última posição registrada pela plataforma RadarBox durante o pouso do A350 – Imagem: RadarBox

Passageiros do A350 da JAL gravaram vídeos do momento da ocorrência, tanto enquanto o avião ainda desacelerava, em chamas, pela pista, quanto após a parada e início da evacuação.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias