Em colisão em voo com drone, helicóptero tem pá do rotor principal danificada

Imagens: escritório do Xerife do condado de Volusia

O escritório do Xerife do condado de Volusia, na Florida (EUA), informou que uma colisão em voo entre um helicóptero de turismo e um drone ocorreu no último sábado, 30 de dezembro de 2023, nas proximidades do mercado de pulgas de Daytona Beach.

Os policiais do condado conseguiram fazer contato com o piloto do helicóptero e o operador do drone no local. Este disse aos policiais que estava usando um DJI Mavic 2 Pro para gravar vídeo para uma construtora quando houve a colisão.

Segundo o comunicado, o helicóptero da empresa Leading Edge Helicopter Tours atingiu o drone a cerca de 180 pés (55 metros) de altura, por volta das 14h, e os danos são estimados em 60 mil dólares.

Conforme as imagens do escritório do Xerife, o helicóptero, o Robinson R44 de matrícula N828AK, teve uma das pás do rotor principal danificada, mas seguiu com segurança até o pouso.

Imagem: escritório do Xerife do condado de Volusia
Imagem: escritório do Xerife do condado de Volusia

O operador do drone reportou que estava olhando para seu tablet quando ouviu um forte impacto e então percebeu que seu drone não estava mais no ar. O piloto do helicóptero relatou que viu o drone pelo para-brisa pouco antes do impacto, mas não conseguiu evitá-lo.

O Comitê Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB) e a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) foram notificados sobre a ocorrência.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias