Início Indústria Aeronáutica

Vidros de cabine para aeronaves SJ-100 agora são produzidos em série na Rússia

Imagem: United Aircraft Corporation

Uma unidade de produção da Rostec iniciou a fabricação de novos componentes russos para as aeronaves Superjet SJ-100 (a versão do SSJ-100 sem itens ocidentais). A fábrica passou a produzir em série os vidros da cabine e a proteção de equipamentos de iluminação externa. Todos os componentes foram totalmente desenvolvidos na Rússia.

Como informa a agência estatal TASS, o vidro é equipado com aquecedores para proporcionar capacidade de operação em qualquer condição climática. Além disso, passou por todos os testes bem-sucedidos de solo, incluindo resistências a impactos de animais. Antes, esses produtos eram importados para atender às necessidades do Superjet.

O conjunto de vidros da cabine é capaz de funcionar em temperaturas que variam de -62 a +85 °C e é capaz de resistir ao impacto de pássaros a uma velocidade de mais de 570 km/h sem precisar de despressurização. Além disso, a unidade fornece proteção para luzes de sinalização e demais equipamentos de iluminação externa da fuselagem, da cauda e das asas.

A Rostec informou que até o final de 2023 serão fornecidos 20 conjuntos desse tipo. A produção em série a de ser aumentada de acordo com o aumento da produção das aeronaves Superjet.

O SJ-100 é a primeira aeronave civil desenvolvida na Federação Russa após a queda da União Soviética. Após as sanções ocidentais contra a Rússia, o Ministério da Indústria e Comércio decidiu lançar o projeto Superjet New (depois batizado SJ-100). O engajamento para substituir as importações de componentes tem como objetivo melhora dos processos, abrangendo a fiabilidade do sistema, aumento do conforto, segurança e manutenção da aeronavegabilidade.

Em agosto, o primeiro protótipo do SJ-100 foi fabricado e levou a cabo com sucesso um voo de testes em Komsomolsk-on-Amur. Para acelerar o programa de testes, motores SaM146 da França e da Rússia foram usados, no entanto o segundo protótipo decolará em breve em um programa de testes de motores domésticos PD-8.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile