Voa pela primeira vez o avião elétrico chinês AG60E

Imagem: Divulgação

A aeronave elétrica AG60E desenvolvida na China, uma versão elétrica da aeronave AG60, realizou com sucesso seu voo inaugural no Aeroporto Jiande Qiandaohu, na província de Zhejiang, leste da China, na última quarta-feira, 3 de janeiro, informou a desenvolvedora China Aviation Industry General Aircraft (CAIGA).

A equipe de desenvolvimento conduziu diversas tarefas, incluindo a seleção do motor, sistema de controle eletrônico e bateria de energia; testes e verificação da integração do sistema de propulsão elétrica; e pesquisa de projeto para segurança da aeronave e conformidade com a aeronavegabilidade.

Eles concluíram a conversão elétrica da aeronave esportiva leve AG60, um monoplano monomotor todo em metal, que fez sua estreia pública no 13º Airshow China em setembro de 2021.

O modelo tem comprimento total de 6,9 metros, envergadura de 8,6 metros e teto de serviço de 3.600 metros. Pode viajar por um alcance de 1.100 quilômetros com velocidade máxima de voo nivelado de 218 km/h.

A aeronave AG60 completou seu primeiro voo em outubro de 2020. Em 2021, obteve o certificado de tipo de aeronave esportiva leve e a licença de produção emitida pela Administração Regional da China Oriental, parte da Administração de Aviação Civil da China.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias