Volta a decolar de São José dos Campos o Boeing 737 da nova empresa brasileira Total Express

O Boeing 737 em voo no momento da publicação desta matéria – Imagem: RadarBox

Como vem sendo mostrado pelo AEROIN nos últimos meses, o primeiro Boeing 737 que voará na nova aérea brasileira, que está sendo criada pela empresa de logística Total Express, já chegou a fazer voos com a pintura da companhia, porém, estava há várias semanas sem voltar aos céus, permanecendo nas instalações de manutenção em São José dos Campos.

Após voar pela primeira vez em junho de 2023 com a nova pintura, o mais recente voo registrado pelas plataformas de rastreamento online foi em 25 de agosto, e, desde então, não tinham ocorrido mais decolagens.

Hoje, porém, neste meio de tarde de sexta-feira, 3 de novembro, o jato Boeing 737-300SF de matrícula PS-TOT (registro anterior N362NC) voltou a alçar voo, partindo do Aeroporto de São José dos Campos (SP) às 15h31.

O voo que está acontecendo no momento da publicação desta matéria, assim como qualquer outro que ocorra posteriormente, pode ser acompanhado em tempo real na plataforma RadarBox neste link, ou na tela a seguir, do FlightRadar24.

Esse Boeing 737-300 tem 31 anos. Foi fabricado em 1991 e entregue inicialmente à Lufthansa, como avião de passageiros. Foi retirado de serviço pela empresa alemã em 2016 e convertido em cargueiro em 2019. No mesmo ano, foi entregue à empresa americana Northern Air Cargo (NAC), especializada em fretamentos no norte dos EUA e Alasca. O jato chegou ao Brasil em novembro de 2022.

A empresa

Criada com a razão social Anívia Servicos Aereos, a companhia tem sócios conectados à conhecida empresa de logística Total Express.

Segundo apurou o AEROIN em maio do ano passado, a nova empresa tem como sócios a estrangeira Centuria Holdings, além dos brasileiros Fabio Carvalho e Felipe Alves Lima. Carvalho é um empreendedor em série brasileiro, especializado em reestruturação de negócios. Dentre as empresas mais conhecidas vinculadas a ele estão a Abril Comunicações, que assumiu em 2018, a Total Express, as varejistas Leader e Casa & Video, e a editora Dinap. Ele também é membro do conselho do Banco Pan.

O sócio de Fábio na Anivia Serviços Aéreos é Felipe Alves Lima, empresário e executivo que lidera a Total Express, empresa que tem incrementado operações significativamente ao se posicionar como especialista em e-commerce.

Os voos da Total Express

No ano passado, a empresa Total Express fez um acordo com uma empresa aérea homônima (mas independente), a Total Linhas Aéreas, para fretar um avião Boeing 737-400F, que faz voos regulares no trecho entre São Paulo e Manaus.

Com o nascimento da Anívia Serviços Aéreos Ltda, e dada a experiência de ambos os sócios no mercado de logística, conjugado com o potencial do e-commerce para os próximos anos, pode ser que esteja aí o grande mote da operação da nova empresa.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias