Curiosa imagem formada no céu chama atenção durante chegada de avião ao Aeroporto de Guarulhos

O avião chegando a Guarulhos, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Oxigênio Aéreo

Com os recorrentes dias de alta umidade do ar em diversas regiões do Brasil, em uma primavera marcada por chuvas acima da média no Sul e Sudeste, por consequência de fatores como o El Niño, tem sido muito fácil observar o fenômeno da formação de condensação durante chegadas de aeronaves nos aeroportos.

Com isso, um vídeo feito no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, chamou atenção pela imagem que se formou durante a aproximação de um grande avião de linha aérea.

Conforme as cenas a seguir, publicadas pelo canal “Oxigênio Aéreo” no YouTube, a condensação da umidade e o movimento giratório do ar (vórtice), causados pelas asas, junto às nuvens presentes, formaram, momentaneamente, uma imagem semelhante a olhos e sobrancelhas, como se houve um rosto observando a aeronave:

Aos leitores que não têm familiaridade com o assunto, vale uma explicação, de forma simplificada, sobre os dois fenômenos:

– a condensação é causada pela redução de pressão (fenômeno explicado pela física: redução de pressão = condensação, a depender da existência e constância de outros fatores), já que asas dos aviões geram maior pressão na parte inferior, o intradorso, e menor pressão na parte superior, o extradorso;

– e o movimento giratório do ar é causado também por essa diferença de pressão, já que, na ponta da asa, o fluxo de ar “escapa” de baixo para cima, saindo da maior pressão da parte de baixo para a menor pressão da parte de cima.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias