Voo com passageiros a bordo é cancelado após piloto ser convocado pelo Exército da Rússia

Um voo da Azur Air acabou ficando no chão já que um dos pilotos foi convocado pelo Exército da Rússia e impedido de viajar.

Foto por Anna Zvereva

O caso aconteceu num voo realizado pelo Boeing 757 da Azur Air entre Ufa, na região central da Rússia, e Antália, uma famosa cidade turística da Turquia às margens do Mar Mediterrâneo. Segundo a lei de mobilização imposta por Putin para cobrir as perdas de soldados na invasão da Ucrânia, todo homem de até 55 anos que já passou por serviço militar deverá se apresentar para a convocação, dependendo da sua patente quando saiu do Exército.

Logo após o anúncio dessa lei, houve uma fuga em massa da Rússia, tanto por avião como por carro, já que uma grande parte dos homens não desejam ser alistados de maneira obrigatória e, menos ainda, ir para uma guerra contra o país vizinho. Para impedir essas tentativas de fuga, o governo criou regras de saída para homens.

Numa delas, os homens com a idade solicitada pelo governo estão praticamente impedidos de fazerem viagens internacionais e isso inclui até profissionais. A única exceção são os casos de homens com aprovação por escrito do governo, mas esse não era o caso do copiloto do voo da Azur Air.

Segundo vídeo gravado por um dos passageiros (acima) e divulgado nos canais do Telegram, o copiloto tinha recebido a carta de convocação ainda em casa, mas ignorou e foi para o aeroporto. Sem comentar sobre a carta, ele conseguiu passar pela imigração e chegar na aeronave, até que alguém percebeu que ele não poderia sair do país, e ordenou que ele deixasse o avião.

Logo após, os passageiros foram informados no alto-falante que, “devido a convocação e proibição de saída do país do copiloto, a decolagem estava cancelada” e, assim, foram todos orientados a desembarcar da aeronave.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Passageiro com comportamento suspeito na área de embarque no Aeroporto de...

0
Durante os trabalhos rotineiros, a equipe identificou um passageiro com comportamento suspeito na área de embarque. Realizadas as diligências