Dez meses depois de sua criação, a companhia aérea camaronesa Zejet está próxima de decolar e isso vai envolver, no começo, três aeronaves da Embraer. A licença para a empresa operar foi concedida pela autoridade aeronáutica de seu país na última semana.
Os dois primeiros aviões regionais, do modelo Embraer ERJ-145 (msn 145050 e 145178) , já estão prontos e à disposição da empresa, como mostra a foto divulgada pela Agence Ecofin (abaixo). Uma terceira está sendo prepadada. A bordo, elas contam com 49 assentos em classe única.
La nouvelle compagnie aérienne camerounaise Zejet a reçu l’agrément de l’Autorité aéronautique | https://t.co/S29I20DwIJ pic.twitter.com/5ptfQhmKum
— Agence Ecofin (@agenceecofin) October 15, 2022
As duas aeronaves devem ser alocadas em algumas das principais ligações do país para viajantes de negócios, ligando Douala, Yaoundé, Garoua e Maroua. Serviços para Bafoussam, Bamenda e Ngaoundéré também estão sendo considerados.
Em uma entrevista anterior à mídia local, o chefe da empresa, François Emmanuel, disse que a clientela alvo da empresa são empresários, comerciantes e funcionários públicos, mas também, mais ocasionalmente, estudantes. “A insegurança das estradas do Norte leva as populações a adotarem o transporte aéreo”, resumiu ele.
Segundo o Journal du Cameroun, por conta da pandemia, o tráfego aéreo em Camarões caiu abruptamente e a reação tem sido lenta, por outro lado, o posicionamento de nicho da Zejet e a operação de jatos pequenos podem lhe ajudar a unir os diferentes centros de negócios de seu país e, assim, obter algum êxito.