Início Acidentes e Incidentes

Voo da LATAM ia ser cancelado antes de decolar e sofrer o incidente, afirmam passageiros

Situação do trem de pouso dianteiro após o pouso – Imagem: Aeronáutica Civil de Colombia

Conforme reportado no final da terça-feira, 29 de março, um avião Airbus A320 da LATAM Colombia sofreu um problema em seu trem de pouso logo após decolar, levando ao retorno à origem em emergência e a um incidente durante o pouso.

O jato de matrícula CC-BAS foi levado de volta ao Aeroporto Internacional Jose Maria Cordova, em Medellín, depois que os pilotos informaram que havia um problema com o trem de pouso de nariz.

Na chegada, foi possível ver, conforme o vídeo divulgado (para assistir novamente, clique aqui), que o nariz da aeronave foi mantido elevado o quanto possível antes de ser abaixado, até que os pneus dianteiros chegaram ao solo e emitiram fumaça ao estourarem, deixando as rodas em atrito com a pista.

Agora, novas informações apresentadas pelo The Aviation Herald indicam que passageiros relataram que técnicos estavam inspecionando a aeronave antes da partida e disseram que o voo seria cancelado.

Alguns minutos depois, no entanto, os passageiros foram convidados a embarcar na aeronave, que partiu com um atraso de cerca de 3,5 horas. Depois de decolar, a tripulação disse que havia um problema técnico com o trem do nariz.

Diante do relato, surge o questionamento: é possível que a LATAM tenha liberado propositalmente para o voo um avião com problema? A resposta óbvia é não.

Antes que se pense em fazer qualquer acusação, é necessário notar que não há nenhuma informação que permita relacionar a inspeção que os técnicos faziam e o problema apresentado no trem de pouso de nariz. Podem ser coisas totalmente distintas.

E mesmo se estivessem relacionadas, ainda seria leviano fazer qualquer acusação precocemente, principalmente em se tratando de uma empresa com reconhecido cumprimento aos regulamentos. Como sempre, faz-se necessário aguardar pela investigação para que se determine a causa do incidente, sem pré-julgamentos com base em suposições.

Conforme informado pela LATAM, a companhia está em contato com a Aeronáutica Civil da Colômbia para fornecer todas as informações necessárias para iniciar o processo de investigação sobre o incidente.

Sair da versão mobile