Início Variedades

Voo desvia após passageiros e pilotos receberem comida estragada no serviço de bordo

Avião Airbus A330-200 Delta Air Lines

Um voo DL-136 da Delta Air Lines, que saiu de Detroit com destino a Amsterdã, teve que fazer um desvio urgente para Nova York na terça-feira (2) à noite. O motivo foi a ingestão de alimentos mofados servidos aos passageiros e possivelmente aos dois pilotos, segundo reportagem da imprensa americana.

O avião, que partiu de Detroit por volta das 23h para o que deveria ser um voo transatlântico rotineiro de sete horas para a Europa, teve que voltar apenas duas horas e meia após a decolagem. A aeronave Airbus A330 transportava a bordo 277 passageiros.

Justamente quando o avião estava passando pela costa do Canadá, os pilotos decidiram retornar para um grande hub da Delta ao invés de arriscar voar pelo Atlântico. Nessa situação, caso os passageiros e a tripulação começassem a ter problemas de intoxicação alimentar, não haveria onde realizar um desvio prontamente disponível.

Acredita-se que a decisão tenha sido tomada em função de alimentos estragados servidos aos passageiros logo após a decolagem. Entretanto, só no final do serviço de refeições é que os comissários de bordo suspeitaram que algo poderia estar errado e começaram a verificar o bem-estar dos passageiros.

Um dos passageiros contou que soube do problema quando o piloto fez um anúncio sobre um possível problema com a comida. Pouco depois, os comissários de bordo percorreram a cabine perguntando aos passageiros se estavam se sentindo bem.

A aeronave aterrissou e vários serviços de emergência estavam esperando para ajudar passageiros ou tripulantes que poderiam ter adoecido. As autoridades do porto de Nova York e Nova Jersey disseram que prestaram assistência a 24 pessoas do voo, incluindo 14 passageiros e 10 membros da tripulação. No entanto, todos recusaram cuidados médicos adicionais.

Um porta-voz da Delta esclareceu que o desvio foi feito por recomendação de especialistas médicos consultados pelos pilotos durante o voo. Em um comunicado, um porta-voz da companhia aérea, afirmou: “O voo 136 da Delta de Detroit para Amsterdã ​​desviou para o JFK de Nova York na madrugada de quarta-feira, depois que foi descoberto que parte do serviço de refeições durante o voo estava estragado”.

Finalmente, o porta-voz destacou que, “este não é o serviço pelo qual a Delta é conhecida, e pedimos desculpas aos nossos clientes pelo inconveniente e atraso em suas viagens”.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.