Voo doméstico mais longo dos Estados Unidos tem mais de 11 horas de duração

O voo mais longo dos Estados Unidos, de estonteantes onze horas, é operado pela Hawaiian Airlines, ligando as cidades de Honolulu e Boston. O voo ocorre quatro vezes por semana, sendo às segundas, terças, quintas e sábados. A aeronave utilizada para o trajeto é o Airbus A330-200.

O voo de ida, identificado como HA-90, leva cerca de 9 horas e 45 minutos para percorrer os 8.200 quilômetros que separam as duas cidades. Mas a rota de retorno, o voo HA-89, enfrenta ventos contrários e demora 11 horas e 10 minutos para completar a mesma distância.

A jornada começa no aeroporto de Honolulu às 14:15 e aterrissa em Boston ao amanhecer, às 6:00 do dia seguinte. O retorno parte do aeroporto Logan International em Boston às 8:00, chegando em Honolulu às 13:10, no horário local. Ambas as viagens proporcionam aos passageiros vistas espetaculares de diversos estados americanos e do oceano Pacífico.

Imagem: Great Circle Mapper

A aeronave utilizada atualmente tem capacidade para acomodar 18 passageiros na Classe Executiva e outros 260 na Classe Econômica. No entanto, a companhia planeja usar em breve o novo 787-9, que oferece mais 22 assentos e um consumo de combustível mais eficiente.

A liderança em extensão de voos domésticos, entretanto, pertence à França. Graças aos seus diversos territórios ultramarinos, como Martinica, Guadalupe e Reunião, os voos domésticos franceses podem levar mais de 10 horas. Essas rotas são considerados voos internos, logo, não é necessário passaporte ou procedimentos aduaneiros para os passageiros. A mesma dinâmica se aplica ao Reino Unido com seus voos para destinos como as Bermudas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Força-tarefa acelerará atendimento a imigrantes retidos no Aeroporto Internacional de Guarulhos

0
Segundo o MPF, cerca de 400 estrangeiros, a maioria indianos, estavam na área restrita do aeroporto de Guarulhos no início da última semana.