Acelerando para contratar pilotos, Emirates flexibiliza carreiras e paga mais para atrair profissionais

Correndo para recrutar pilotos, a Emirates recentemente anunciou mudanças importantes em seu recrutamento de profissionais, incluindo salários mais altos, novas funções e uma mudança radical nos critérios de elegibilidade.

A companhia aérea agora abre suas portas para copilotos sem type rating, os quais têm experiência somente em turboélice ou jatos, sendo que antes a exigência era necessariamente o type rating. Esses profissionais terão a chance de serem treinados para voar na frota inteiramente composta por jatos widebody da Emirates sendo 144 aeronaves Boeing, e também nos 205 novos Boeing 777X que passarão a integrar a frota a partir de 2025.

A Emirates estendeu seu Programa de Comando Acelerado (ACP) para sua frota de Boeing 777s, o qual até então estava reservado para os populares A380. Com isso, a companhia aérea oferece a comandantes de aeronaves narrowbody a oportunidade de evoluir rapidamente para aeronaves de corpo largo no programa de promoção rápido da companhia.

A companhia também convida Comandantes de Entrada Direta (DEC) para comandar sua nova e esperada frota de 65 aeronaves A350. Como incentivo adicional, a Emirates aumentou o salário base para os novos recrutas nas aeronaves A350 e A380.

A Emirates também está oferecendo pacotes de salário aprimorados para copilotos com mais de 4.000 horas de voo em aeronaves modernas Airbus fly-by-wire ou da Boeing. Atualmente, a Emirates contabiliza mais de 4.400 pilotos. Em 2023, a companhia aérea recrutou mais de 420 pilotos com seus programas de recrutamento.

Segundo a empresa, seus pilotos desfrutam de voar com a frota mais moderna do mundo – 260 aeronaves de corpo largo Airbus A380 e Boeing 777. O treinamento na empresa é baseado em evidências e competências em ambientes projetados especificamente para capacitação. Isso inclui simuladores de voo de última geração para Boeing 777 e Airbus A380.

Além de um salário competitivo isento de impostos, os pilotos da Emirates também têm direito a participação nos lucros, moradia em vilas espaçosas em comunidades fechadas, subsídios para educação, excelente seguro de vida, médico e odontológico.

Com a preparação para iniciar a entrega das 65 aeronaves A350 encomendadas a partir do meio do ano e seus 205 777-9 e 777-8 em 2025, a Emirates está intensificando seu processo de recrutamento de pilotos, representando um avanço no compromisso em atrair os melhores talentos globalmente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias