Voo especial deve trazer grupo de refugiados haitianos ao território brasileiro

Uma operação especial está sendo organizada para o final de setembro, com o objetivo de trazer ao Brasil um grupo de refugiados haitianos, dentre os quais há pessoas que buscam por melhores condições de vida ou que desejam se reencontrar com familiares que já vivem no país.

O voo estaria sendo negociado com a companhia aérea peruana Star Peru e teria como origem a cidade de Port-au-Prince e destino em Manaus, segundo fontes próximas da organização informaram ao AEROIN. O serviço, no entanto, ainda está pendente de aprovação do regulador brasileiro.

As operações entre o Brasil e o Haiti se intensificaram nos últimos anos, por conta do fluxo migratório de haitianos para várias partes do país e os direitos concedidos pela nova Lei de Migração. Ainda no primeiro ano da pandemia, a Azul Linhas Aéreas fez uma série de voos fretados entre os dois países, com o objetivo de trazer e levar os haitianos, muitos dos quais já tinham seus passaportes vencidos e voaram com autorização especial das autoridades brasileiras.

Nos últimos meses, outras empresas chegaram a solicitar voos entre o Brasil e o Haiti, mas que acabaram não acontecendo, como no caso da dominicana Air Century. Ao longo das próximas semanas será possível confirmar se o voo da Star Peru na rota irá mesmo ocorrer.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias