Voo UA-1 desvia em emergência após passageiro correr risco de vida por causa de amendoim

Boeing 787-9 da United Airlines

Pilotos de um Boeing 787 da United Airlines precisaram realizar um desvio de emergência, após um passageiro a bordo correr risco de vida devido à alergia a amendoim. O incidente foi registrado no último sábado (3) durante o emblemático voo UA-1 de São Francisco, nos Estados Unidos, para Cingapura (nota: os voos número “1” das grandes companhias no mundo, geralmente são feitos em rotas de destaque).

Após cinco horas de voo, já sobrevoando sobre o Oceano Pacífico Norte a 34 mil pés (cerca de 10,36 km) de altitude, os pilotos realizaram uma curva acentuada para a esquerda e voaram em direção ao Havaí, onde o pouso foi realizado no aeroporto internacional de Honolulu.

Para os passageiros do voo, a United comunicou que o desvio de emergência se deu após uma pessoa ficar doente ao ter uma reação alérgica potencialmente grave causada por amendoim. A aeronave decolou para Cingapura somente do último domingo (4), às 10h UTC.

Trajetória da aeronave durante o desvio para o Havaí – Imagem: RadarBox

Os sintomas para tal reação alérgica vão desde coceiras, inchaço, congestão nasal, dor abdominal, vômitos, tontura e até, nos casos mais graves, anafilaxia. O sinal mais grave começa subitamente e se o paciente não for socorrido rapidamente, o caso pode ser fatal. Muitas vezes, a simples presença do amendoim no ambiente em que o passageiro está pode desencadear uma crise.

A United Airlines não serve mais amendoins embalados em nenhum de seus voos devido a preocupações com alergias de seus passageiros, no entanto, a companhia ainda serve outros produtos à base de oleaginosas na Classe Executiva.

Da mesma forma, não há garantia de que as refeições e lanches não tenham sido contaminados com alergênicos ou mesmo outros passageiros tenham levado o alimento para dentro da aeronave.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias