Voos da Azul entre Umuarama (PR) e Curitiba voltam a ter horários regulares

A empresa Azul Linhas Aéreas, que opera no Aeroporto Regional Orlando de Carvalho com voos ligando Umuarama a Curitiba, garantiu a regularidade de suas linhas aéreas nos aviões Cessna Gran Caravan em apenas três cidades paranaenses: Umuarama, Guaíra e União da Vitória.

A redução no número de linhas atendidas foi a forma que a empresa encontrou para resolver a falta de pilotos de aeronaves, crise que o setor aeroviário brasileiro enfrenta desde novembro do ano passado.

A garantia da manutenção dos voos regulares em Umuarama foi feita pela representante da Azul na região Noroeste, Cristina Cavaca, ao secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Marcelo Adriano Lopes da Silva, no final da tarde desta terça-feira (4).

“Umuarama foi privilegiada com a manutenção deste programa graças não só ao número de passageiros, mas também pela qualidade do aeroporto e pelo movimento de cargas transportadas daqui para a capital”, observou Cristina.

Ela relata que o despacho de mercadorias via aérea tem aumentado significativamente nos últimos meses, assim como o número de pessoas que optam por ir de avião para Curitiba pagando mais barato do que pagariam por viajar de ônibus, conforme a data da reserva. “O segredo é comprar a passagem com antecedência”, indica.

Segundo a representante, os voos ligando Umuarama a Curitiba continuam às segundas, quartas e sextas-feiras, saindo às 16h55. “A maioria das pessoas deixa para comprar as passagens um dia antes da viagem – e muitos compram no mesmo dia! –, desta forma pegam o chamado ‘preço cheio’. Caso adquiram os bilhetes com mais de trinta dias de antecedência, por exemplo, conseguem grandes descontos”, relata.

O secretário de Indústria e Comércio afirmou que é um privilégio para Umuarama ter conseguido a manutenção da regularidade dos voos, destacando que dentro de mais alguns dias será feita a compra do último equipamento que falta para que a Azul traga suas aeronaves ATR-72/600 para cá.

“A partir do momento que tivermos o ATR, que tem capacidade para 70 lugares, seguramente será um salto do desenvolvimento de nossa cidade. O processo licitatório para a aquisição do PAPI [equipamento para auxiliar os pilotos em pousos e decolagens] já foi feito e só falta a homologação interna e em breve teremos a certificação total”, comenta.

Informações da Prefeitura de Umuarama

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Helicóptero Águia 12 da PM de São Paulo é enviado para...

0
A aeronave da PM paulista é equipada com guincho elétrico, maca de montanha e mantas térmicas para atendimento a possíveis vítimas com