Voos de drones estão atrapalhando helicópteros de emergência e Reino Unido emite comunicado de apelo

Imagem ilustrativa – Fonte: UK-CAA

A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (UK-CAA) emitiu ontem, 16 de outubro, um comunicado em que apela a todos os operadores de drones do Reino Unido para que sejam responsáveis e evitem voar os seus drones perto de helicópteros de serviços de emergência que estejam lidando com incidentes.

A medida segue uma série de casos em que drones interromperam voos de emergência de helicópteros, incluindo ambulâncias aéreas.

Em parceria com a Yorkshire Air Ambulance, a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido desenvolveu novas orientações em vídeo para explicar aos operadores de drones os riscos de voar perto de helicópteros de emergência e o impacto que isso pode ter na sua capacidade de ajudar pacientes gravemente doentes.

Helicópteros de serviço de emergência relataram 9 casos e 2021 e 13 casos em 2022 em que o piloto sentiu que um drone havia se aproximado demais de sua aeronave.

Seis desses incidentes ocorreram perto do heliporto do Royal London Hospital. Nos últimos 12 meses, voos críticos da Yorkshire Air Ambulance foram afetados cinco vezes por drones.

Jonathan Nicholson, porta-voz da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, disse:

“Estamos apoiando ativamente o crescimento dos drones no Reino Unido para garantir que exploremos todo o seu potencial, incluindo voar como hobby.

Mas, para conseguir isso, precisamos que todos que operam um drone usem o bom senso e voem com segurança. Este é especialmente o caso perto de emergências, em que vimos drones sendo usados ​​para tentar filmar um incidente causando um atraso nos helicópteros de ambulância aérea.”

O comandante James Booth, piloto da Yorkshire Air Ambulance, disse:

“Se estivermos indo para uma emergência e um drone for localizado, isso potencialmente nos atrasará no atendimento crítico a um paciente enquanto verificamos onde o drone está e o que está fazendo.

Em muitos casos, as pessoas que ajudamos precisam de cuidados especializados em traumas o mais rápido possível e qualquer atraso em chegarmos a um paciente ou transferi-lo rapidamente para um hospital pode ter um impacto significativo.”

Se um usuário de drone vir ou ouvir qualquer helicóptero operando perto dele, o curso de ação mais seguro é pousar o drone e deixar a outra aeronave passar. Qualquer pessoa que pilote um drone deve manter-se fora do caminho e não voar de qualquer forma que possa prejudicar os serviços de emergência quando estiverem respondendo a um incidente de emergência, como acidentes de trânsito, incêndios, inundações e resgates.

Se você estiver pilotando um drone durante ou próximo a um incidente de emergência quando ele acontecer, você deve parar de voar com segurança e imediatamente, a menos que os serviços de emergência lhe deem permissão para continuar.

Você deve:

– seguir quaisquer restrições temporárias que sejam postas em prática;

– tomar cuidado especial para não atrapalhar nenhum helicóptero dos serviços de emergência;

– respeitar e proteger a privacidade de qualquer pessoa envolvida na emergência.

As principais orientações e regras que os usuários de drones precisam seguir no Reino Unido são explicadas no Código de Drones da Autoridade de Aviação Civil. A maioria dos usuários também deve se registrar como operador de drone e passar por um teste online no site da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Pelo quarto mês consecutivo o setor de carga aérea apresenta crescimento...

0
A indústria de carga aérea manteve a dinâmica de crescimento robusto, segundo dados publicados pela Associação Internacional de Transporte