Voos estranhos da Air France têm meia-volta ao mesmo tempo e avião em rota retangular

Avião Airbus A350-900 Air France

Uma aeronave Air France A350-900, registrada F-HTYA, partiu de Paris com destino a San Jose, na Costa Rica, no entanto, durante o cruzamento do Atlântico, o avião fez uma meia-volta ao sul da Irlanda. Durante essa manobra, e enquanto voltava para a França, a aeronave manteve uma altitude de 12.000 pés para queimar ou despejar combustível, em padrões de espera retangulares incomuns.

Após essa voar por um tempo, o voo AF-430 retornou à Paris alegando um “problema técnico”. O avião tocou no aeroporto às 19h15, na pista 08R, 5 horas após a decolagem. A captura de tela do Radarbox, abaixo, mostra o padrão do voo. Não há informações disponíveis do real motivo do retorno da aeronave.

Curiosamente, no mesmo dia, 5 de abril, e aproximadamente na mesma hora, outra aeronave da Air France, com à cidade de Seattle, fez uma meia-volta enquanto perfazia o voo AF-338, vindo a pousar em Paris horas depois. O caso não passou despercebido nas redes sociais e diversas teorias foram levantadas, mas nada foi confirmado oficialmente.

Os dois voos regressaram ao aeroporto de Paris na sequência de problemas técnicos, sem citar a natureza das avarias. Outra coincidência, os dois aviões decolaram quase ao mesmo tempo, segundo dados consultados nas plataformas de rastreamento. Enquanto o voo de San José pousou no aeroporto de Paris por volta das 19h15, como citado acima, o outro aterrissou às 19h27.

Embora o procedimento de desvio seja comum em situações de emergência, as coincidências no desvio desses dois voos da Air France são marcantes: o horário de partida, o ponto de retorno, a chegada ao aeroporto e os problemas encontrados não informados.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias