Zelensky reclama que o Ocidente está atrasando o treinamento de pilotos ucranianos no F-16

Foto: U.S. Air Force

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reclamou dos parceiros ocidentais por atrasar o treinamento dos militares ucranianos para pilotar caças F-16, observando que ainda não há cronograma para missões de treinamento.

“Tenho as mesmas perguntas para nossos estimados parceiros, se eles entendem quando a Ucrânia pode receber o F-16. Concordamos, pressionamos que temos uma coalizão de países que estão prontos para começar o treinamento para pilotos ucranianos. Não há cronograma para missões de treinamento. Acho que alguns parceiros estão atrasando isso. Por que eles estão fazendo isso, eu não sei”, disse ele em entrevista coletiva após uma reunião com o primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez em Kiev.

Anteriormente, Zelensky disse que os pilotos ucranianos poderiam começar a treinar em caças F-16 em agosto e, depois disso, em seis a sete meses, a primeira aeronave poderia entrar no país.

Em 21 de maio, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou em uma coletiva de imprensa após a cúpula do G7 em Hiroshima que o Ocidente começaria a treinar pilotos ucranianos para pilotar caças de quarta geração, incluindo o F-16. 

Ao mesmo tempo, o assistente do presidente dos Estados Unidos para segurança nacional, Jake Sullivan, disse que Washington discutirá com pessoas afins nos próximos meses quais estados transferirão aeronaves F-16 para Kiev.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias